Faltam .
teste

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mayana Zatz - Ciências

Nossa professora de ciências, Carol, pediu que postassêmos a biografia de Mayana Zatz e os importantes trabalhos feitos por ela. Aqui vai algumas informações:


Área de atuação:Genética humana e molecular;
Lugar onde trabalha: Instituto de Biociências da USP - São Paulo (SP);
Fonte indicadora: Redação da revista CLAUDIA

Projeto que desenvolve:

Mayana Zatz, 63 anos, é professora titular de Genética do departamento de biologia do Instituto de Biociências e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, ambos da Universidade de São Paulo. Pioneira no Brasil no estudo de doenças neuromusculares, a cientista especializou-se em distrofia muscular (degeneração progressiva da musculatura esquelética). Dedicando-se à interpretação dos processos que causam esse mal hereditário e irreversível, Mayana e sua equipe já localizaram três genes ligados à distrofia e pesquisaram dezenas de proteínas e enzimas relacionadas ao problema - pistas importantes para a descoberta da cura da doença. Na década de 80, Mayana montou na USP a Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim), serviço de aconselhamento genético para doenças neuromusculares, que já atendeu 17 000 pessoas. Dirigida pela cientista, a Abdim se tornou o maior pólo de investigação de problemas genéticos do país. Mayana também estuda outras doenças psiquiátricas e de envelhecimento, distúrbios de comportamento, como o alcoolismo, e moléstias genéticas, como a fibrose cística - que se caracteriza pelo mau funcionamento do pâncreas e do pulmão, causando pneumonias recorrentes.

1 comentários:

  1. Hummm jornalistas adorei a reportagem além de tudo isso essa geneticista brasileira, trabalha no projeto genoma humano. Pesquisem mais tenho certeza que vão adorar.
    Beijos

    ResponderExcluir